segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Plantas medicinais e aromáticas - Parte 3


ALGUMAS PLANTAS IMPORTANTES
ALECRIM (Rosmarinus officinalis L.)
Indicações: estimulante digestivo e para falta de apetite (inapetência), contra azia, para problemas respiratórios e debilidade cardíaca (cardiotônico), contra cansaço físico e mental, combate hemorróidas, antiespasmódico (uso interno) e cicatrizante (uso externo).
Parte usada: folhas
Preparo e dosagem:
- xarope - para 1/2 litro de xarope adicionar o suco de 4 xíc. de cafezinho de folhas frescas, tomar 1 colher de sopa a cada 3 horas (para problemas respiratórios).
- infusão - 1 xíc. de cafezinho de folhas secas em 1/2 litro de água, tomar xíc. de chá a cada 6 horas.
- tintura - 10 xíc. de cafezinho de folhas secas em 1/2 litro de álcool de cereais ou aguardente, tomar 1 colher de chá 3 vezes ao dia em um pouco d'água (para a maioria das indicações, inclusive hemorróidas).
- pó - as folhas secas reduzidas a pó têm bom efeito cicatrizante.
Outros usos: Usam-se ramos em armários para afugentar insetos.
Toxicologia: em altas doses pode ser tóxico e abortivo.

ALECRIM-PIMENTA (Lippia sidoides)
Indicações: para impingens, acne, pano-branco, aftas, escabiose, caspa, maus odores dos pés, axilas, sarnainfecciosa, pé-de-atleta, para inflamações da boca e garganta, como antiespasmódico e estomáquico. Seus constituíntes químicos lhe conferem forte ação antisséptica contra fungos e bactérias.
Parte usada: folhas secas ou frescas.
Preparo e dosagem:
- infusão - 1 colher de chá de folhas picadas para cada xíc. de água, tomar 2 a 3 xíc. por dia.
Preparo e dosagem:
- tintura - 200 a 300 g de folhas frescas com 1/2 l de álcool e 250 ml de água.Usar como loção em lavagens e compressas. Para gargarejos e bochechos usar a tintura diluída em duas partes de água.
ALHO (Allium sativum L.)
Indicações: contra hipertensão, picadas de inseto, diurético, expectorante, antigripal, febrífugo, desinfetante,
antinflamatório, antibiótico, antisséptico, vermífugo (lombriga, solitária e ameba), para arterioesclerose e contra ácido úrico.
Parte usada: dentes (bulbilhos)
Preparo e dosagem:
- maceração - esmagar um ou dois dentes de alho dentro de um copo com água. Tomar um copo três vezes ao dia (para gripe, resfriado, tosse e rouquidão).
- tintura - moer uma xíc. (cafezinho) de alho dentro de um recipiente contendo 5 xíc. de álcool 92o GL, deixar em maceração por 10 dias, coar. Tomar 10 gotas em meio copo de água três vezes ao dia, para problemas do aparelho respiratório (gripes, etc.). Para hipertensão utilizar uma colher de chá da tintura em meio copo de água três vezes ao dia ou comer dois dentes de alho pela manhã.
- vermífugo - comer três dentes de alho pela manhã em jejum durante sete dias.
- dores de ouvido - amassar um dente de alho em uma colher de sobremesa de azeite morno. Pingar três gotas no ouvido e tampar com algodão.
- arteriosclerose - comer na alimentação 3 dentes de alho cru picado, 3 vezes por semana, durante 3 meses.
Toxicologia: contra indicado para pessoas com problemas estomacais e de úlceras, incoveniente para recém nascidos e mães em amamentação, e ainda em pessoas com dermatites. Em doses muito elevada, pode provocar dor de cabeça, de estômago, dos rins e até tonturas.
ARTEMÍSIA (Chrysanth emum parth enium Bern.)
Indicações: antileucorréico, emenagogo, antiespasmódico, febrifugo, para dores de cabeça, enxaquecas, artrites, diarréia, pertubações gástricas e insônia.
Parte usada: folhas e flores.
Preparo e dosagem:
- infusão - 2 a 3 folhas e 3 a 4 flores em 1 xíc. de chá com água, tomar 1 xíc. por dia.
Outros usos: planta ornamental, repelente de insetos.
Toxicologia: Não deve ser utilizado durante a gravidez, pois exerce forte ação sobre o útero, podendo causar aborto.
BABOSA (Aloe sp.)
Indicações: o suco das folhas é emoliente e resolutivo, quando usadas topicamente sobre inflamações, queimaduras,
eczemas, erisipelas, queda de cabelo, etc. A polpa é antioftálmica, vulnerária e vermífuga (uso interno). A folha despida de cutícula é um supositório calmamente nas retites hemorroidais. É ainda utilizada externamente nas entorses, contusões e dores reumáticas.
Parte usada: folhas, polpa e seiva.
Preparo e dosagem:
- suco - uso interno do suco fresco, como anti-helmíntico.
- cataplasma - aplicar sobre queimaduras 3 vezes ao dia.
- supositório - em retites hemorroidais.
- resina - é a mucilagem após a secagem. Prepara-se deixando as folhas penduradas com a base cortada para baixo por 1 ou 2 dias, esse sumo é seco ao fogo ou ao sol,quando bem seco, pode ser transformado em pó dissolvido em água com açúcar, como laxante.
- tintura - usam-se 50 g de folhas descascadas, trituradas com 250 ml de álcool e 250 ml de água, a tintura é coada em seguida. Deve ser utilizada sob a forma de compressas e massagens nas contusões, entorces e dores reumáticas.
Toxicologia: não deve ser ingerida por mulheres durante a menstruação ou gravidez. Também deve ser evitada nos estados hemorroidários. Não usar internamente em crianças.
BOLDO (Vernonia condensata Beker)
Indicações: aperiente, colagogo, colerético, desintoxicante do fígado, diurético e antidiarrético. Usado popularmente para a ressaca alcoólica.
Parte usada: folhas.
Preparo e dosagem:
- infusão - 5 folhas por litro d'água, tomar pela manhã (para o fígado) ou após as refeições (contra diarréia).
- tintura - (aperiente) colocar 1 colher de folhas picadas para 1 xíc. de álcool neutro 70o GL, deixar macerar por 3 dias, tomar 1 colher dissolvida em água antes das refeições.
- maceração - 5 folhas em um copo d'água, tomar 2 a 3 vezes ao dia (ressaca alcoólica), recomenda-se tomar antes e após ingestão de bebidas alcoólicas.
Toxicologia: outras espécies do gênero Vernonia não apresentam nenhum efeito tóxico, exceto um glicosídeo
cardiotônico encontrado nas raízes de uma das espécies na África. Não se aconselha o uso prolongado da planta.
CALÊNDULA (Calendula officinalis)
Indicações: cicatrizante e antisséptico (uso externo). Sudorífico, analgésico, colagogo, antinflamatório, antiviral, antiemético, vasodilatador e tonificante da pele (contra acne).
Parte usada: flores e folhas.
Preparo e dosagem:
- pomada e tintura (uso externo) - feitos com folhas e flores, usar sobre as partes afetadas 3 a 4 vezes por dia. A tintura, diluída com água destilada ou fervida, pode ser aplicada diretamente em ferimentos diversos, exercendo excelente ação cicatrizante, utiliza-se 1 a 2 partes de água para 1 de tintura.
- infusão - 2 colheres de sopa de flores em 1/2 l d'água (emanagogo) ou 2 colheres de sopa de flores em 1 xíc. de chá de água (contra acne). No primeiro caso toma-se 1 xíc. de chá antes de cada refeição principal, começando 8 dias antes da menstruação e no segundo caso toma-se1/2 xíc. de chá de manhã e 1/2 xíc. à noite.
- cataplasma - folhas e flores tenras, socadas e empastadas, são aplicadas sobre ferimentos, sobre um pano limpo.
CAPIM-SANTO (Cymbopogon citratusz)
Indicações: bactericida, antiespasmódico, calmante, analgésico suave, carminativo, estomáquico, diurético,
sudorífico, hipotensor, anti-reumático. Mais utilizado em diarréias, dores estomacais e problemas renais.
Parte usada: folhas
Preparo e dosagem:
- infusão - 4 xíc. de cafezinho de folhas picadas em 1 litro d'água, tomar 1 xíc. 2 a 3 vezes ao dias.
Toxicologia: pode ser abortivo em doses concentradas.
CONFREI (Symphitum sp. L.)
Indicações: hemostático, antinflamatório, cicatrizante. Utilizando para favorecer o crescimento de tecidos novos em ulcerações, feridas e cortes, fraturas e afecções ósseas (onde age como indutor da produção calcárea).
Parte usada: rizoma, raízes e folhas.
Preparo e dosagem:
- cataplasma e banhos locais - várias vezes ao dia .
- emplasto - esmagar folhas em água morna e colocar diretamente sobre ferimentos (cicatrizantes), lavar e repetir 2 vezes ao dia. No caso de contusões e inchaços colocar o emplasto dentro de um pano antes de aplicar.
- tintura - 1 parte de sumo das folhas em 5 partes de álcool, preparar pomadas e ungüentos.
Outros usos: foi muito utilizada como forrageira, pelo alto teor de proteína e excelente produção de massa verde.
Existem referências que tratam da presença de alcalóides cancerígenos no confrei, principalmente em folhas jovens.
O uso externo sobre feridas pode promover rápida cicatrização externa, sendo que o processo inflamatório pode continuar internamente. A absorção dérmica, das substâncias tóxicas, parece não ser significativa.
ERVA-CIDREIRA-DE-ARBUSTO (Lippia alba (Mill) N. E. Brown)
Indicações: antiespasmódico, estomáquico, carminativo, calmante, digestivo e combate a insônia e asma.
Parte usada: folhas.
Preparo e dosagem:
- infusão - 1 colher de sopa de folhas frescas para cada ½ litro d'água, tomar 4 a 6 xíc. de chá ao dia.
Outros usos: planta melífera.
Toxicologia: popularmente não se recomenda o uso por hipotensos (pressão baixa).
ERVA-DE-SANTA-MARIA (Chenopodium ambrosioides L.)
Indicações: estomáquico, diurético, vermífugo, sudorífico, para angina e infecções pulmonares. Cicatrizante e para contusões (uso externo).
Parte usada: folhas e flores.
Preparo e dosagem:
- infusão - 1 xíc. de cafezinho de planta fresca com sementes em 1/2 litro d'água, tomar 1 xíc. de chá de 6 em 6 horas (vermífugo, estomáquico).
- sumo - 2 a 4 colheres de sopa do sumo das folhas para 1 xíc. de chá de leite, uma vez ao dia, as crianças maiores de 2 anos, devem tomar a metade da dose (peitoral).
- sumo - 1 copo da planta picada com sementes para 2 copos de leite, bater no liquidificador, tomar 1 copo de suco 1 vez ao dia por 3 dias seguidos (vermífugo).
- cataplasma - colocar 1 xíc. de cafezinho de vinagre, 1 colher de sopa de sal, amassar a planta na mistura até obter uma papa, colocar sobre o local afetado e enfaixar (contusões).
- geléia - pegar 4 bananas nanicas maduras com casca , picar 1 copo de folhas de erva-de-santa-maria com sementes, meio copo de hortelã, 1 copo e meio de açúcar. Triturar bem as plantas em um pilão, pode-se adicionar um pouco de água, em seguida juntar a banana e o açúcar, amassar bem. Levar ao fogo até dar o ponto de geléia, o que ocorre em poucos minutos. Dar 1 colher de chá duas vezes por dia, pura ou passar na bolacha, pão, etc. (vermífugo).
Outro usos: elimina e repele pulgas e percevejos - colocar os ramos debaixo dos colchões e varrer a casa utilizandoos como vassoura.
Toxicologia: deve ser administrada com cautela. É contra indicado para gestantes e para crianças menores de 2 anos de idade. Usar sob orientação de profissional da área.
FALSO BOLDO (Coleus barbatus)*
Indicações: tônico, digestivo, hipossecretor gástrico (para azia e dispepsia), carminativo, para afecções do fígado e para ressaca alcoólica.
Parte usada: folhas frescas.
Preparo e dosagem:
- sumo - amassar duas folhas em 1 copo e completar com água, tomar 2 a 3 vezes ao dia.
- tintura - 20 g de planta fresca em 100 ml de álcool, tomar 20 a 40 gotas no momento do incômodo, ou até 3 vezes
ao dia.
Toxicologia: em doses elevadas pode causar irritação gástrica.
FOLHA-DA-FORTUNA (Bryophylum pinnatum Kurtz)
Indicações: emoliente (para furúnculos), cicatrizantes (queimaduras) e antinflamatório local (uso externo).
Refrescante intestinal, para coqueluche e demais infecções das vias respiratórias, usada também para úlceras e gastrites (uso interno).
Parte usada: folhas.
Preparo e dosagem:
- cataplasma - aquecer a folha e colocar sobre o local afetado (furúnculos), em queimaduras** ou outros ferimentos
fazer uma pasta com a folha e colocar sobre a região machucada (cicatrizante).
- suco - bater no liquidificador 1 folha com 1 xíc. de água, tomar 2 vezes ao dia, entre as refeições (úlceras e
gastrites).
FUNCHO (Foeniculum vulgare Mill).
Indicações: carminativo, galactagogo, digestivo, diurético, tônico geral e antiespasmódico (cólicas de crianças).
Parte usada: folhas, frutos e raízes.
Preparo e dosagem:
- infusão - 1 xíc. de cafezinho de frutos secos em ½ l d'água. Para gases (carminativo) tomar 1 xíc. de chá a cada 6 horas. Para estimular a secreção de leite materno (galactogogo) ingerir 1 xíc. de chá a cada 4 horas. Como digestivo
começar a tomar 2 horas antes das refeições 1 xíc. de chá a cada meia hora.
- vinho medicinal - (tônico) macerar por dez dias, 30 g de sementes em 1 litro de vinho, coar, tomar 1 cálice antes de dormir.
- decocção - ferver por 5 min. 1 colher de sementes em 100 ml d'água, dar à criança no intervalo das mamadas (cólicas).
Outros usos: o óleo essencial é utilizado na fabricação de licores e perfumes. As sementes são utilizadas na
confeitaria como aromatizante de pães, bolos e biscoitos.
Toxicologia: O uso de mais de 20 g/l dessa erva pode ser convulsivante.
_________________________________________
* O falso-boldo só recebe este nome para diferenciar de outro boldo (Vernonia condensata), citado nesta
apostila, também é conhecido por sete-dores ou simplesmente boldo.
** Só se deve recorrer exclusivamente ao tratamento com plantas, nas queimaduras de 1º grau ou outras de
pequena extensão.
GENGIBRE (Zingiber officinalis)
Indicações: estimulante gastrintestinal, aperiente, combate os gases intestinais (carminativo), vômitos, rouquidão; tônico e expectorante. Externamente é revulsivo, utilizado em traumatismos e reumatismos.
Parte usada: rizoma ("raiz").
Preparo e dosagem:
- pulverizar o rizoma e ingerir contra vômitos.
- decocção - preparar com 1 colher (chá) de raiz triturada em 1 xíc. de chá de água, tomar 4 xíc. de chá ao dia.
- cataplasmas - preparar com gengibre bem moído ou ralado e amassado num pano, e deixar no local (para
reumatismos e traumatismos na coluna vertebral e articulações).
- rizoma fresco - mascar um pedaço (rouquidão).
- tintura - 100 g do rizoma moído em 0,5 l de álcool, fazer fricções para reumatismos.
- xarope - pode ser ralado e adicionado a xaropes, juntamente com outras plantas.
Toxicologia: o uso externo deve ser acompanhado, para evitar possíveis queimaduras.
GOIABEIRA-VERMELHA (Psidium guajava)
Indicações: antisséptico bucal e intestinal, inibe microorganismos como Salmonella, Serrata e Staphylococcus. Para diarréias (principalmente de origem bacteriana) e inflamações da boca e garganta.
Parte usada: folhas novas, brotos ou "olhos"(até a 6ª folha tenra, a partir do ápice). Folhas velhas não têm atividade antisséptica.
Preparo e dosagem:
- infusão - são utilizados 4 brotos para uma xícara de água fervente, tomar 1 xíc. a cada 2 a 4 horas, ou de hora em hora nos casos mais severos (para diarréias). Este chá pode ser utilizado para preparar o soro caseiro, basta adicionar
sal e açúcar nas quantidades recomendadas, que deve ser fornecido para crianças com diarréia (antidiarréico e reidratante). Em gargarejos e bochechos, a infusão atua nas inflamações da boca e garganta.
GUACO (Mikania glomerata Spreng.)
Indicações: tem efeito broncodilatador, comprovado. É um antisséptico das vias respiratórias, expectorante,
antiasmático, febrífugo, sudorífico, anti-reumático e cicatrizante.
Parte usada: folhas ou planta florida.
Preparo e dosagem:
- infusão - 2 xíc. de cafezinho de folhas frescas em ½ l d'água 1 xíc. de chá 4 vezes ao dia (reumatismo e problemas das vias respiratórias).
- xarope - fazer a decocção com 15-20 folhas de guaco em 100 ml de água, adicionar folhas de poejo ou assa-peixe e gengibre ralado ( 1 colher de chá), cobrir e deixar esfriar, juntar 150 a 200 g de açúcar ou rapadura e dissolver.
Tomar 1 a 2 colheres de sopa 2 a 3 vezes ao dia, para crianças fornecer a metade da dose (crises de tosse).
Outros usos: é utilizada contra picada de cobras e insetos.
Toxicologia: pode causar vômitos e diarréia quando usado em excesso.
HORTELÃ-COMUM (Mentha X villosa)
Indicações: digestivo, estimulante e tônico geral, carminativo, antiespasmódico, estomáquico, expectorante,
antisséptico, colerético e colagogo, vermífugo (giardia/ameba e lombrigas).
Parte usada: folhas frescas ou secas.
Preparo e dosagem:
- bala - tomar 800 g de açúcar, ¼ litros de água filtrada e o sumo da hortelã. Coloque a água e o açúcar para ferver até atingir o ponto de bala. Adicione o sumo e a bala está pronta (vermífugo e expectornte).
- infusão - 5 ou 10 g de folhas picadas, secas ou frescas respectivamente, em 1 l d'água, tomar 1 xíc. de chá 3 vezes ao dia (uso interno, exceto como vermífugo).
- folhas frescas - ingerir 10 a 16 folhas por dia, em 3 doses junto às refeições, por 5 a 10 dias (vermífugo).
- pó - triturar folhas secas e peneirar, misturar uma colher de café do pó com mel, e tomar 3 vezes ao dia, por 7 dias.
Para crianças utiliza-se a metade da dose (vermífugo).
- vermífugo com alho - amassar 3 a 4 folhas frescas com um dente de alho, colocar numa xícara, acrescentar água fervente, tampar e deixar esfriar, coar e servir a uma criança 1 vez por dia, 1/2 hora antes do café da manhã, durante 5 dias.
Toxicologia: pode causar insônia, se tomado antes de dormir, ou em uso prolongado.
MACAÉ (Leonurus sibiricus)
Indicações: estomáquico, febrífugo, anti-reumático, eupépico, contra vômitos e gastrinterite. As flores são usadas para bronquite e coqueluche.
Parte usada: folhas e flores.
Preparo e dosagem:
- infusão - 20 g de folhas ou flores secas em ½ litro d'água, tomar 3 vezes ao dia.
- uso externo - friccionar as folhas sobre as partes afetadas (anti-reumático).
- xarope - colocar um punhado das folhas e flores picadas em 1 xíc. de cafezinho de água fervente, abafar, coar, adicionar 2 xíc. (café) de açúcar, homogeneizar. Para adultos fornecer uma colher (sopa), 3 vezes por dia, crianças devem tomar uma colher de chá 3 vezes ao dia.
- tintura - misturar duas xíc. (café) de álcool de cereais e 1 xíc. (café) de água com um punhado da erva picada, deixar em maceração por 7 dias, agitar sempre, coar, armazenar em vidro escuro. Tomar 1 colher (chá) diluída em água. Pode ser aplicada em articulações inflamadas.
Outros usos: insetífugo
MARACUJÁ (Passiflora edulis)
Indicações: é utillizada contra inquietações nervosa, irritação frequente e contra insônia.
Parte usada: folhas.
Preparo e dosagem:
- infusão - na dose de 4 a 6 xíc. de chá, toma-se 1 a 2 xícaras à noite.
MESTRATO (Ageratum conyzoides L.)
Indicações: anti-reumática (uso externo), antidiarrético, febrífuga, antinflamatória, carminativa, emanagogo, tônica, útil contra resfriados e para cólicas menstruais.
Parte usada: toda a planta.
Preparo e dosagem:
- infusão - (cólicas menstruais) 1 xíc. de cafezinho da planta seca picada em 1/2 l de água, tomar 1 xíc. de chá de 4 em 4 horas.
- tintura - 1 xíc. de cafezinho da planta fresca para 5 xíc. de álcool, tomar 10 gotas em água 2 vezes ao dia (cólicas) ou aplicar em massagens locais (reumatismo/artrose).
- pó - colocar 1 colher das de café do pó em água ou suco de frutas para cada dose a ser tomada, tomar 3 a 4 vezes ao dia (artrose).
- decocção (uso externo) - cozinhar a planta inteira e despejar o chá morno numa vasilha, colocar os pés ou mãos dentro durante 20 minutos, 2 vezes ao dia. Ou usá-lo sob a forma de compressas, 2 vezes ao dia (reumatismo e artrose).
Outros usos: apresenta atividade contra insetos hemípteros (precocenos).
Toxicologia: sem efeitos tóxicos nos estudos realizados.
MIL-FOLHAS (Achilea millefolium L.)
Indicacões: antiespasmódico, estomáquico e expectorante. Contra distúrbio digestivos (dispepsia) e úlceras internas, varises, cólicas menstruais, amenorréia, celulite e hemorróidas. Cicatrizante, antinflamatório e anti-reumático (uso externo).
Parte usada: folhas e inflorescências.
Preparo e dosagem
- infusão - 1 a 2 colheres de sopa da planta seca em 1 xíc. de água, tomar 1 a 2 xíc., de chá ao dia (uso interno).
- decocção - uso externo para lavar feridas, ulcerações e hemorróidas, sob a forma de compressas.
- sumo - preparado com a planta fresca previamente lavada, colocado sobre ferimentos e ulcerações.
Toxicologia: existem referências que tratam de sua possível ação tóxica nos animais domésticos.
PATA -DE-VACA (Bauhinia fortificata Link.)
Indicações:hipogliceminante (antidiabético), purgativo e diurético. Para problemas do aparelho urinário.
Parte usada:folhas, flores e raízese/ou cascas do tronco.
Preparo e dosagem:
- infusão - 2 xíc. de cafezinho da folha picada em 1/2 l de água ou 1 folha picada por xíc. de chá, tomar 4 a 6 xíc. de chá ao dia (diabetes*).
- infusão - flores (purgativo).
- pó -feito com cascas e folhas secas. Usar na forma de decocção, com uma colher se sopa em 150 ml de água (1 xíc.). Tomar 1/2 a 1 xíc. de chá ao dia.
Toxicologia: sem referências.
_______________________________________
* Não interromper a dieta específica para diabetes.
POEJO (Mentha pulleglum)
Indicações: carminativo, digestivo, vermífugo,expectorante, antisséptico, antiespasmódico, emenagogo e para
hidropsia.
Parte usada: toda a planta.
Preparo e dosagem:
- infusão - 20 g de planta fresca em 1 l de água, ou 4 a 5 g por xíc. de chá, ou, ainda, 1 a 2 g da planta seca por xíc. de chá, tomar 1 a 2 xíc. por dia. O infuso se tomado 10 min. antes das refeições, juntamente com o suco de 1/2 limão, estimula as funções gástricas.
Outros usos: serve para afugentas pulgas e mosquitos.
Toxicologia: a pulegona é citada por possuir efeito tóxico em altas doses. Devido à presença do borneol, não se recomenda o uso de planta por grávidas, especialmente nos 3 primeiros meses.
QUEBRA-PEDRA (Phyllanthus niruri L.)
Indicações: diurética, fortificante do estômago, aperiente, para cistite, anti-infeccioso das vias urinárias, para
hipertensão arterial(diurético). A ação analgésica e relaxante muscular de seus alcalóides, ajuda na expulsão dos cálculos renais, por atuar no relaxamento dos uréteres.
Parte usada: toda a planta.
Preparo e dosagem:
- infusão - 1 xícara de cafezinho da planta fresca picada em 1/2 l d'água, tomar 1 xíc. de chá 6 vezes ao dia (uso geral).
- decocção - 2 plantas inteiras em 1/2 litro d'água, tomar várias vezes ao dia, suspender por duas semanas o uso, do decocto após 10 dias de uso contínuo (relaxamento dos uréteres).
Toxicologia: abortiva e purgativa em dosagens acima das normais.
TANCHAGEM (Plantago sp.)
Indicações: expectorante, antidiarréico (folha), cicatrizante, adistrigente, emoliente e depurativo. Usada no
tratamento da inflamações bucofaringeanas, dérmicas, gastrintestinais e das vias urinárias. As sementes são
laxativas.
Parte usada: toda a planta.
Preparo e dosagem:
- infusão - 1 xíc. de cafezinho de folhas frescas picadas em 1/2 l d'água, tomar 1 xíc. de chá a cada 6 horas para infecções bucofaringeanas e 1 xíc. a cada 8 horas para problemas gastrintestinais.
- gargarejo - acrescentar à infusão 1 colher de sopa de sal comum, gargarejar 3 vezes ao dia.
- infusão - utilizar 1 colher (sopa) de sementes em 1 copo de água fervente. Deixar uma noite em maceração. No dias seguinte, em jejum, tomar o copo (laxante suave).
- cataplasma - colocar as folhas frescas amassadas sobre feridas, para favorecer a cicatrização.
Toxicologia: sem referências bibliográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário