terça-feira, 19 de julho de 2011

MEDICINA AYURVEDA


Ayurveda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento). É a ciência da saúde mais antiga da humanidade possuindo mais de 5000 anos de existência.


A medicina Ayurvédica é parte da ciência védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.


O Ayurveda afirma que existem 3 humores biológicos no nosso corpo, chamados de Doshas:Vata que possui o elemento ar predominante, Pitta onde o elemento fogo é o principal e Kaphacaracterizado pelo elemento água. Vata é como o vento ou o ar em movimento; é seco, leve, sutil e agitado. Pitta é semelhante ao fogo, caracteriza-se por ser quente, oleoso e leve. Kapha é como a água: úmido, frio, pesado e frio.


Na visão ayurvédica um excesso ou deficiência destas características descritas acima indica um desequilíbrio no Dosha (humor biológico) correspondente, o que gera alterações patológicas no corpo físico.


Assim, Vata em desequilíbrio leva ao emagrecimento, debilidade, aversão ao frio, tremores, constipação, alterações no sistema nervoso, tonteira, colite, formação de gases e reumatismo. Pitta em desarmonia produz olhos e pele amarelados, fome em excesso, sede aumentada, febre, sensação de calor corporal, inflamações, infecções, azia e queimações. Kapha alterado gera fraqueza do sistema digestivo, palidez, calafrios, tosse com formação de mucosidades nos pulmões, sonolência, obesidade, hipoatividade das funções orgânicas e preguiça.


Massagem Ayurvédica


Os movimentos na massagem ayurvédica são diferentes para cada pessoa de acordo com os doshas (Vata, Pitta e Kapha) ou biotipo, que apresentam diferenças físicas e emocionais. Conheça as características de cada um deles:


• VATA - Tendem a ser pouco desenvolvidas fisicamente. Em geral a pele é morena, fria, áspera e seca. Pode ser alta ou baixa, mas os ossos são delicados. Têm mãos e pés frios, cabelos ondulados e ralos. O apetite e a digestão são variáveis, às vezes fazem refeições abundantes e outras não têm a menor fome. Tendência a prisão de ventre, sono leve e agitado. São flexíveis, aprendem e esquecem rápido. São indecisas e impacientes.


• PITTA - Geralmente são de altura média, apresentam desenvolvimento muscular, peso e estrutura óssea moderados, a pele é suave e facilmente irritável. O cabelo é fino e sedoso. Pessoas Pitta têm metabolismo rápido, bom apetite e boa digestão. Dormem pouco, mas têm sono profundo. Geralmente transpiram demais. Inteligentes, aprendem rápido. Emocionalmente tendem a irritabilidade, ciúme e ódio. São ambiciosas e facilmente se tornam lideres.


• KAPHA - Têm bom desenvolvimento físico e muscular, com tendência a excesso de peso. O cabelo é sempre grosso e abundante. Possui pouco apetite, a digestão é lenta em geral comem menos que os outros tipos. O sono é pesado, prolongado e excessivo. São pacientes calmos e sempre bem dispostos, tolerantes e amáveis. Tendem a ganância, domínio e inveja. Têm dificuldade de aprender, mas uma excelente memória.


Veja as técnicas de Massagem Ayurvédica: 


• Abhyanga - Melhora da circulação e do sistema imunológico e geralmente é aplicada por duas terapeutas. Márcia explica que a técnica emprega óleos de ervas aquecidos, de acordo com cada Dosha e é mais indicada para pessoas Vata. “Acalma e aquieta o sistema nervoso”, conta.


• Shirodhara - Um fio de óleo de ervas, morno e contínuo, é aplicado sobre a testa, ajudando a aquietar as ondas cerebrais. Boa opção para pessoas Pita.


• Garshana – “É uma massagem mais forte e trabalha os canais linfáticos” revela Márcia. Pode empregar uma luva de fibras naturais, esfoliando a pele, e em seguida, óleos de ervas. Recomendada para quem é Kapha.


Benefícios da Massagem Ayurvédica


• Libera as toxinas;
• Estimular a circulação sangüínea e linfática;
• Liberar as tensões físicas e emocionais;
• Fortalecer o sistema imunológico;
• Retardar o processo de envelhecimento;
• Auxiliar na cura dos distúrbios do sistema nervoso;
• Estimular a renovação das células;
• Hidratar a pele;
• Reequilibrar o fluxo da energia vital;
• Proporcionar relaxamento.


Dieta Ayurvédica
Os alimentos são divididos em seis sabores: picante, amargo, adstringente, doce, salgado e ácido, que destacam o sabor natural, sem temperos ou cozimento. Como exemplo de alimentos doces, temos o trigo, o arroz, o leite e as frutas doces. O limão, o iogurte e o tomate são alimentos ácidos. O sal, evidentemente é salgado. De sabor picante, temos a pimenta do reino, o gengibre, o cominho. O espinafre e o jiló são amargos. O feijão, a lentilha, a banana, o mel e a maçã são considerados alimentos adstringentes.


De acordo com a medicina ayurvédica, existe uma alimentação adequada para cada dosha. Mas a princípio eles aconselham a pessoa a comer só quando tem fome e a fazer um intervalo de 3 a 6 horas entre as refeições. Eles também aconselham que toda a comida contenha os seis sabores, os "rasas": doce, ácido, salgado, picante, amargo e adstringente.


As pessoas Vata precisam ser cautelosas com substâncias adstringentes, azedas e picantes, pois elas aumentam essa característica e tendem a causar gases. Já as pessoas de constituição Pitta têm que evitar substâncias azedas, salgadas e picantes, pois elas agravam Pitta. Para elas, são benéficos os alimentos doces, amargos e adstringentes As pessoas de natureza kapha devem reduzir os alimentos de sabor doce, azedo e salgado e dar preferência aos sabores picantes, amargos e adstringentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário